O Senado dos Estados Unidos votou, na noite do domingo (8), a favor da emenda Warner-Sinema-Portman ao projeto de infraestrutura do presidente Biden. Foram 68 votos a favor e 29 contra.
A emenda Warner-Sinema-Portman foi amplamente divulgada pela comunidade cripto por impor requerimentos fiscais a atores não-custodiantes, como mineradores e desenvolvedores de software que não registram informações de clientes.
A senadora Cynthia Lummis (R-WY), uma das co-autoras da emenda rival Wyden-Toomey-Luumis (que isenta essas pesadas exigências fiscais), tuitou sua decepção. “Compreendo as posições dos meus colegas. Mas pessoas reais vão se machucar se não mudarmos a linguagem deste projeto de lei ”, disse ela.
O Senado permite 30 horas de debate após a votação. Isso significa que a emenda Warner-Sinema-Portman pode ser debatida até a manhã da terça-feira (9), quando então seria transformada em lei.
O Senado ainda pode votar para mudar o projeto de infraestrutura. Lummis e companhia continuam comprometidos em chegar a uma emenda que eles acreditam que beneficiará a indústria de criptomoedas.
A comunidade cripto é amplamente contra a emenda Warner-Sinema-Portman por causa dos requisitos fiscais impostos aos atores que não têm a custódia. Em resumo, eles defendem que eles teriam dificuldades para cumprir as obrigações.
Se o Senado não mudar sua posição sobre esta emenda até terça-feira, certas entidades não-custodiais dentro da indústria das criptomoedas – como mineradoras ou desenvolvedores – terão que descobrir como relatar informações fiscais que não registram atualmente.
Jake Chervinksy, conselheiro geral da Compound Labs e uma das vozes do mercado cripto mais barulhentas sobre esta questão, tuitou sua decepção após a votação. “O Senado votou 68-29 para encerrar o debate. Queríamos uma votação sobre a emenda Wyden primeiro, ou sobre um compromisso Wyden-Warner, mas sem sorte ”, disse ele.
Ted Cruz (R-TX) é um dos senadores dos EUA mais destacados que defendeu o debate entre a indústria da criptomoeda e o projeto de lei em si. No sábado (7), ele disse que o Senado estava “prestes a aprovar uma legislação que seria terrível para a criptomoeda”.
Os partidários da emenda Warner-Sinema-Portman não veem nenhum fardo extraordinário colocado sobre a nascente indústria de criptomoedas. A senadora Elizabeth Warren (D-MA) disse que o projeto de lei “não é um imposto direto sobre as criptomoedas, mas é simplesmente um requerimento que está em vigor em todos os outros lugares. Essa parece ser a abordagem certa”.
Decrypt