O vice-ministro do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia acredita que os pagamentos com criptomoedas serão permitidos na Ucrânia da mesma forma que os pagamentos derivados do dólar americano
Um novo projeto de lei relacionado à criptomoeda na Ucrânia permitirá pagamentos em criptomoedas como Bitcoin ( BTC ), apesar de não reconhecer criptomoedas como curso legal como foi feito em El Salvador, afirmou um funcionário do governo.
O vice-ministro do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia, Oleksandr Bornyakov, está confiante de que seria “bastante legal pagar com criptomoedas” na Ucrânia por meio de intermediários de pagamento que permitem conversões cripto-em-fiduciárias.
O funcionário disse em uma entrevista na sexta-feira à publicação financeira local Minfin que o projeto de lei da Ucrânia sobre ativos virtuais “afirma claramente” que as criptomoedas não constituem curso legal no país, permitindo apenas compras de criptografia.
No entanto, o projeto de lei estipula que os processadores de pagamento locais ainda seriam capazes de fornecer serviços de conversão de criptoativos em fiat para permitir pagamentos derivados de criptomoedas, declarando:
“Hoje, a legislação na Ucrânia também não permite que você pague em dólares, mas você pode pagar facilmente as compras com um cartão em dólares. As moedas são convertidas instantaneamente durante o pagamento. [...] Portanto, será bastante legal pagar com criptomoedas na Ucrânia, mas por meio de um intermediário. ”
Bornyakov também observou que o próximo projeto de lei legitimará oficialmente o processo de negociação e relatórios de criptomoedas. “Esperamos que haja todo um mercado de serviços de intermediação de pagamento de mercadorias por criptomoedas, seu armazenamento e troca. Isso vai ampliar as possibilidades de uso ”, acrescentou.
Conforme relatado anteriormente pela Cointelegraph, o Ministério da Transformação Digital recomendou a adoção de um projeto de lei atualizado “Sobre Ativos Virtuais” em segunda leitura no final de junho. Posteriormente, o banco eletrônico local Monobank revelou planos de lançar um cartão de débito com negociação de Bitcoin.
A notícia chega logo depois que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou outra lei relacionada à moeda digital, conhecida como lei sobre serviços de pagamento. A lei habilitou oficialmente o banco central da Ucrânia a emitir uma moeda digital de banco central, a hryvnia digital.
HELEN PARTZ