O protocolo ChainLink apresentou uma ferramenta nova de computação offline.
Trata-se da ChainLink Keepers, uma ferramenta descentralizada offline que traz pontes de conexão cruzada sem risco de fraudes.
A nova ferramenta foi apresentada no evento SmartCon 2021.
O novo recurso poderá ser utilizado na rede Ethereum sendo compatível com os protocolos Aave, Synthetix, PoolTogether, Barnbridge, Bancor e Alchemix.
Os desenvolvedores da ChainLink Labs também apresentaram os oráculos de pontes entre blockchains que contêm um componente de monitoramento de risco para proteção contra fraude.
Estas implementações fazem parte do protocolo de atualização da rede, o ChainLink 2.0.
O que a ChainLink está fazendo é criando um aplicativo totalmente descentralizado diferentemente dos já existentes.
Chamado de aplicativo descentralizado de ciclo completo, ele possui descentralização do código e descentralização de todos os sistemas que controlam o código.
Isto porque, se o código for parcialmente descentralizado, ataques usando “empréstimos rápidos” e outros ataques na indústria DeFi tornam-se possíveis”, especificaram os desenvolvedores do protocolo.
Constantemente os contratos inteligentes dos protocolos de finanças descentralizadas estão sendo atacados por bugs e falhas no código fonte dos projetos.
Por fim, a nova rede antifraude funcionará em paralelo com a ponte ChainLink e rastreará cada assinatura, transferência de dados, adição ou remoção de nó.
Jorge Siufi